Pompoarismo

O que é pompoarismo e como fazer?

O pompoarismo é uma técnica que envolve exercícios que estimulam a contração do períneo e da vagina. Que por sua vez, encadeiam em diversos tipos de benefícios para a saúde e até mesmo para o prazer feminino ou masculino.

Afinal, embora quase ninguém saiba, o pompoarismo também pode ser praticado pelos homens a fim de trazer benefícios. Mas nesse caso, os exercícios se diferem dos realizados pelas mulheres.

A prática do pompoarismo pode ser realizada tanto de forma livre, quanto com objetos próprios para os exercícios. Porém, o melhor começo é de forma livre, nesse caso você pode começar a prática hoje mesmo.

Mas antes disso, te convido a entender melhor o que é pompoarismo, para que você se beneficie ao máximo da prática e saiba se você pode ou não fazer. Bora lá?

De onde surgiu o pompoarismo?

O pompoarismo teve origem quando o ginecologista americano, Arnold Henry Kegel teve a brilhante iniciativa de criar exercícios para fortalecer os músculos pélvicos a fim e tratar das incontinências urinárias.

A partir daí notaram a eficiência dos exercícios pélvicos não só contra as incontinências urinárias, como também para a saúde e desempenho sexual. O que é uma vantagem e tanto, já que inclui maiores percepções do orgasmo e muito mais.

Benefícios do pompoarismo

  • Alivia cólicas menstruais;
  • Evita a flacidez vaginal;
  • Previne e trata infecções na vagina;
  • Evita e trata incontinência urinária;
  • Proporciona o aumento da libido;
  • Melhora a autoestima;
  • Ajuda na preparação para o parto e na recuperação pós parto;
  • Diminui sintomas de menopausa;
  • Melhora o desempenho sexual;
  • Retarda a ejaculação do parceiro através dos movimentos;
  • Evita dores durante a penetração;
  • Regula o ciclo e o fluxo menstrual;
  • Maior possibilidade de orgasmos múltiplos.

Como o pompoarismo ajuda no sexo?

Que o autoconhecimento é algo crucial a gente já sabe, não é mesmo? Mas além de possibilitar uma conexão maior com seu corpo e uma liderança sobre a sua sexualidade, o pompoarismo traz a tona uma melhor experiência com os orgasmos também.

Com o fortalecimento da musculatura vaginal através dos exercícios, a mulher consegue uma maior ficção entre o pênis e a vagina durante a penetração. O que torna o sexo muito mais prazeroso e com mais orgasmos a vista.

Os homens também vão sentir mais prazer, já que a prática torna muito mais fácil para a mulher massagear o pênis do parceiro, podendo até mesmo controlar a ejaculação.

Além disso, a prática também ajuda no vaginismo (dor durante a penetração), que consiste em contrações involuntárias da vulva. Essas contrações podem ser controladas através dos exercícios de pompoarismo. Lembrando que nesses casos é ideal um acompanhamento com um psicoterapeuta sexual.

Todos esses movimentos consequentemente fortalecem o assoalho pélvico. Que além de ajudar nas funções sexuais estão ligados também ao funcionamento do reto, bexiga e continências urinária e fecal, ou seja, é uma prática rica em benefícios. 

Contraindicações do pompoarismo

Embora seja muito benéfica, a prática do pompoarismo pode ser um risco para a mulher em determinados casos ou situações. Por isso, é importante estar atenta as contraindicações e se possível consultar um médico antes de iniciar os exercícios. Veja a seguir:

Gestantes

Os exercícios de pompoarismo não são recomendados para as gestantes até os três meses de gravidez. Isso porque a prática pode provocar contrações uterinas e levar consequentemente a um aborto.

A partir do terceiro mês de gestação as mamães já podem praticar o pompoarismo, contanto que procurem orientação médica para analisar se não existe nenhum risco.

Mulheres que usam DIU

Embora os exercícios não interfiram no DIU, já que só trabalham a musculatura vaginal, é importante que a mulher não inicie a prática após a colocação do aparelho. O indicado é aguardar o tempo necessário e também buscar por liberação médica.

Durante o período menstrual

Durante o período menstrual o pompoarismo deve ser realizado somente sem o uso de acessórios. Caso contrário, você ficará exposta a possíveis infecções.

Endometriose

Mulheres com endometriose podem passar por desconfortos e complicações ao fazer os exercícios, já que eles estimulam o aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica.

Portanto, se você se interessa pelos benefícios do pompoarismo, o ideal é consultar um médico para saber se há possibilidades de praticar.

Mioma

O pompoarismo não é recomendado para mulheres que tem o mioma na fase inicial. Após o seu crescimento os riscos diminuem, por isso, é importante consultar um profissional da área antes de tudo.

Inflamações ou infecções

Se você possui qualquer complicação na vagina, útero ou na vulva, o indicado é tratar esse problema antes de iniciar o pompoarismo. Tendo sempre em vista uma orientação médica também.

Higiene

A higiene é um dos fatores mais importantes na prática do pompoarismo, seja ela com ou sem acessórios. Sempre ao praticar, certifique-se que você higienizou bem as suas mãos e os acessórios para evitar exposições a infecções.

Lembrando que o uso de água e sabão já garantem a sua segurança. No caso dos acessórios, é importantíssimo que a higienização seja feita antes e também depois do uso.

Como aprender e praticar o pompoarismo?

Após conhecer mais a fundo sobre o que é pompoarismo, você vai precisar de um profissional, de preferência com certificado, para te ensinar o passo a passo. É ideal tomar cuidado com a fonte das informações, afinal é o seu corpo que está em jogo.

Você pode optar por consultas físicas ou até mesmo vídeo aulas na internet, contanto que tenha certeza que são profissionais confiáveis.

Ao inciar a prática você estará exercitando os músculos vaginais que também são conhecidos por “anéis” musculares. Embora eles não existam de verdade, eles simbolizam algumas localizações, como a entrada da vagina, o meio e o fim do canal vaginal.

O primeiro anel que fica na entrada da vagina é o mais forte deles, já os outros que são mais próximos ao útero tem uma força de contração menor. Para aumentar a percepção dessas musculaturas existem alguns exercícios básicos, como:

1- Com a bexiga vazia, você irá repetir o movimento como quando vai interromper o xixi, por 10 vezes, depois descanse 15 segundos e faça mais duas vezes.

2- Insira o dedo indicador ou médio (higienizado) na vagina e aperte a musculatura. Para ajudar você pode contar com um lubrificante a base de água.

Os exercícios de pompoarismo nunca devem passar de 10 minutos por dia ou você pode optar por alternar os dias também. O excesso dos exercícios pode ser prejudicial à saúde.

Acessórios para o pompoarismo

  • Bolas Ben Wa: essas bolinhas são ligadas por um cordão de silicone e possuem peso no seu interior. São próprias para proporcionar maior resistência.
  • Colar tailandês: o colar tailandês também é interligado com um cordão de silicone e possui peso para auxiliar no treino de sucção e expulsão das bolinhas na vagina. Ajudam também no fortalecimento da musculatura e na resistência.
  • Cones de Plevnik: os cones possuem pesos leves entre 20 a 70 gramas, também são usados para fortalecer a musculatura. Mas a ideia é mantê-los no interior da vagina e devem ser usados somente com orientação médica.

O pompoarismo é uma prática rica em autoconhecimento e saúde, que busca trazer para fora o que há de melhor, mais controle sobre o corpo, melhor performance e diversos outros benefícios surpreendentes.

Agora que você já sabe o que é pompoarismo, aproveite para assinar nossa newsletter e receber mais conteúdos como esse. Afinal, vem muita coisa bacana por aí. Aproveite!

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