fbpx
Saúde

O que é vaginismo? Descubra as causas e o tratamento

Você sabe o que é vaginismo? Embora o termo seja pouco conhecido, muitas mulheres sofrem dessa disfunção sem nem saber do que realmente se trata.

O vaginismo se resume em uma contração involuntária dos músculos ao redor do canal vaginal. Essas contrações causam dor, desconforto ou até mesmo a inviabilidade de manter a vida sexual ativa.

Infelizmente apenas uma pequena porcentagem das mulheres que sofrem com a desfunção, buscam o auxílio de um médico. Mas nunca é tarde para mudar as estatísticas, não é mesmo? Por isso, separamos as melhores dicas para te ajudar a enfrentar esses desconfortos e dar a volta por cima.

Quer saber mais sobre vaginismo? Vem comigo!

Causas do vaginismo

É importante ressaltar que nem todo desconforto é causado pelo vaginismo, existem as dispareunias que embora sejam causadas por outras situações, ainda é confundida com essa disfunção.

A causa primária do vaginismo pode ser psicológica, devido aos ensinamentos quando mais jovem. Como por exemplo, a rigidez dos pais, a religiosidade ou até mesmo traumas e abusos sofridos na infância.

Enquanto a causa secundária é desenvolvida devido ao estresse cotidiano e até mesmo por cobranças excessivas sobre si mesmo. Elas normalmente surgem depois da vida sexual ativa.

É a tensão na hora do sexo que faz com que a mulher contraia os músculos da vagina, causando todo esse desconforto. Inclusive, existem casos em que a penetração se torna até impossível.

Mas independente da causa, infelizmente o vaginismo não só afeta o psicológico da mulher, por conta do medo e ansiedade, como também afeta o seu relacionamento. Por isso, não deve ser ignorado.

Sintomas comuns do vaginismo

Entre os sintomas do vaginismo, estão: 

  • Contração involuntária da musculatura da pelve na relação sexual;
  • Dor e desconforto durante a penetração;
  • Dificuldade de manipular a região;
  • Problemas com a autoestima;
  • Dificuldade para usar absorvente interno ou coletores menstruais;
  • Frustração;
  • Ansiedade.

Qual a diferença entre vaginismo e dispareunia?

Como já citamos anteriormente, as causas do vaginismo podem ser fatores psicológicos, estresse ou autocobranças muito rígidas. 

Já no caso da dispareunia, ela pode surgir de problemas já existentes, como inflamações ginecológicas, infecção urinária, lesões da pele ao redor da vulva, mioma uterino, ressecamento vaginal ou também por problemas emocionais.

Busque ajuda médica

Em caso de dor ou desconforto durante a relação sexual, é importante agendar uma consulta imediatamente com o seu ginecologista. Se lembre que a sua saúde vem em primeiro lugar, então não pule essa etapa.

O médico é a melhor pessoa para te ajudar nesse momento, ele vai indicar os métodos mais eficazes e iniciar o tratamento o mais rápido possível para você se livrar desses desconfortos.

Ah, não tenha medo de se abrir com o parceiro sobre o diagnóstico, ele precisa saber para entender porque você se sente desconfortável durante a relação, assim vai poder te ajudar e apoiar durante o tratamento.  

Como é feito o diagnóstico do vaginismo?

O diagnóstico é feito inicialmente através de uma conversa com a paciente, onde se verifica o histórico de doenças na família e também descarta algumas possibilidades. Em seguida, são realizados exames clínicos e se for necessário, exames de imagem também.

E o tratamento?

Após a ida a um profissional da área, ele vai iniciar o tratamento, que é geralmente feito através do uso de medicamentos de doenças associadas ao vaginismo. Podendo incluir até mesmo géis anestésicos e/ou botox para relaxar a musculatura vaginal.

Depois de tratar as causas orgânicas, você vai precisar de apoio emocional do seu médico para entender melhor sobre o seu corpo. Além disso, ele vai avaliar se será necessário tratamento através de psicoterapia, fisioterapia do assoalho pélvico, terapia cognitiva-comportamental e/ou biofeedback para evitar as dores e desconfortos causados.

O tempo e a intensidade do tratamento não são os mesmos para todas as mulheres, somente o profissional pode analisar isso. Mas independente do tempo, não corra do tratamento psicológico, ambos são muito necessários e juntos vão resolver o problema de uma vez por todas.

Só os anestésicos não vão resolver o problema por completo, eles só combatem a dor externa por um período, mas logo o desconforto retorna.

Vaginismo tem cura?

Sim, o vaginismo tem cura, ainda bem, né? Portanto, você não vai precisar sofrer com dores e desconfortos o resto da vida. Aliás, infelizmente não é só esse o problema causado pela disfunção, com ela vem também a insatisfação sexual, o afastamento do casal e em alguns casos até o divórcio por falta de diálogo, então nada de deixar o vaginismo afetar a sua vida a esse ponto, combinado? 

Produtos indicados pelos ginecologistas

Além dos medicamentos e géis anestésicos que ajudam no tratamento, não estranhe se o ginecologista sugerir massageadores vaginais e géis lubrificantes para devolver a atrofia vaginal causada pelo vaginismo. Esses acessórios são para uso terapêutico também, o mercado erótico é realmente incrível!

Concluímos que…

O vaginismo é uma disfunção muito comum, mesmo com tantas mulheres sofrendo com a desfunção, poucas procuram a ajuda de um profissional. E além de dores e desconfortos durante o sexo, o vaginismo se torna um problema ainda maior para o seu prazer e para a sua vida conjugal.

Por isso, o apelo de hoje é que você procure ajuda, afinal o tratamento e a cura já existem!

Agora que você já sabe o que é vaginismo, deixe aqui nos comentários sua dúvida sobre a disfunção ou se você já enfrentou o problema, conte a sua experiência. Sua contribuição vai ajudar outras mulheres a darem o primeiro passo, afinal juntas somos mais fortes, né?!

Vibradores Mais Vendidos

Posts recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo