fbpx
Saúde

Ressecamento vaginal: descubra as causas e saiba como tratar

O ressecamento vaginal embora seja um problema recorrente da mulher após a menopausa, pode acontecer em diversas idades por inúmeros fatores. Sua causa é a queda do hormônio estrogênio, que pode acontecer devido a questões físicas ou até mesmo psicológicas.

É claro que ninguém espera se deparar com a falta de lubrificação em nenhuma idade, né? Afinal ela incomoda durante o dia a dia e, principalmente, durante o sexo, na qual só queremos prazer, diversão e satisfação sexual.

Mas não se preocupe, se esse é um problema que você vem enfrentando, a partir de agora vamos enfrentar juntas. Então vem comigo conferir as causas e descubra o que fazer com o ressecamento vaginal!

O que causa a falta de lubrificação? 

A falta de lubrificação acontece quando existe a queda no nosso querido estrogênio (hormônio que possui uma camada de líquido lubrificante nas mucosas da vagina). Essa queda pode acontecer por diversos motivos, veja alguns deles a seguir: 

Ansiedade e estresse

A ansiedade e o estresse são muito comuns no dia a dia, seja no trabalho, com as tarefas de casa, com os filhos e por aí vai, né? É claro que algumas pessoas possuem níveis mais elevados de um, de outro ou até de ambos, mas a presença desse estado provoca alterações no funcionamento do nosso corpo.

Quanto mais recorrente for os níveis de ansiedade e estresse, maior será a diminuição da libido e do desejo sexual trazendo como consequência o ressecamento vaginal. Por isso, é importante se atentar e se for preciso até buscar uma ajuda profissional da área. 

Menopausa 

A menopausa é outra responsável pela diminuição dos níveis de estrogênio, apesar de parecer uma fase ruim da mulher, não passa de uma processo natural que precisamos enfrentar. 

Então não se preocupe, se essa for a causa para a sua falta de lubrificação, procure um ginecologista para avaliar os níveis de estrogênio presentes no seu organismo e se necessário, inicie a reposição do hormônio.

Medicamentos

Os medicamentos que contém anti-histamínicos geralmente são responsáveis pela secura vaginal. Esses remédios costumam ser usados em casos de resfriados, alergias ou até mesmo de asma. Então procure o médico que receitou e veja se há possibilidade de trocar por outro medicamento que não contenha anti-histamínicos.

Ah! Jamais deixe de se medicar por conta da lubrificação viu, sua saúde em primeiro lugar sempre. Se for necessário tomar o medicamento por determinado período, opte por cosméticos sensuais para te ajudar nesse momento e vai ser feliz! 

Falta de estímulo 

Para que a mulher libere a lubrificação natural, é preciso trabalhar a excitação investindo tempo nas famosas preliminares. Dessa forma, não só libera a camada de líquidos contida nas mucosas da vagina, como também aumenta as chances de chegar ao ápice do prazer, que a gente tanto deseja.

Amamentação

O período pós parto, principalmente quando se está amamentando, é um momento onde há aumento na prolactina, que tendo uma alta muito grande, causa o ressecamento vaginal.

Alergias

Produtos utilizados na região intima durante o banho, podem ser motivo de alergia para algumas mulheres. Nesse caso, há indícios de ressecamento e vermelhidão, por isso fique atenta as composições químicas do produto que se está utilizando. 

Além disso, calcinhas com tecidos que não sejam algodão, também podem gerar alergias. Isso porque a nossa Ginna precisa respirar para permanecer saudável e infelizmente nem todo tecido facilita esse processo. Então opte por calcinhas que contribuem para a sua saúde intima e se possível durma sem calcinha, é libertador e faz muito bem para a nossa pepeca, viu.  

Como tratar a secura vaginal? 

O primeiro passo para tratar a secura vaginal é buscar um ginecologista para identificar o que está causando a falta de lubrificação. Então ele vai te apresentar o tratamento mais adequado e se necessário vai indicar a avaliação de outros médicos.

Mas não se preocupe, o tratamento é simples e vai te trazer novamente aquele conforto para o seu dia a dia e também para a sua relação. 

Não use produtos impróprios no interior da vagina 

A primeira reação de quem sente a secura vaginal e querer hidratar a região e amenizar o desconforto, não é mesmo? Mas vale lembrar que para isso existem os produtos certos, então nada de colocar óleos e vegetais que não foram feitos para aplicar na região, viu. 

Embora pareça o certo a se fazer, essa atitude pode trazer ainda mais complicações e causar até alergias. E não é isso que queremos, né? Antes de qualquer coisa, conte sempre com a orientação de um especialista.

Conte com bons lubrificantes 

Que os lubrificantes são bons para qualquer relação a gente já sabe, né? Afinal, essa maravilha foi desenvolvida especialmente para tornar o sexo mais confortável e prazeroso. 

Mas, ele também é um ótimo aliado para quem sofre com o ressecamento vaginal, evitando assim maiores desconfortos enquanto não se inicia o tratamento, que deve ser feito através da avaliação do médico. 

Ah! E além de proporcionar mais conforto durante a relação, os lubrificantes também ajudam o casal a se jogar em novas experiências. Não é atoa que existem cosméticos com efeitos incríveis e até comestíveis para tornar o sexo oral mais gostoso. 

Concluímos que…

O ressecamento vaginal pode ser a consequência de algum hábito diário ou até mesmo de fases da nossa vida. Mas de qualquer forma, o importante é focar na solução, não se preocupe e nem se prive de viver os prazeres da vida.

Se atente as possíveis causas e se preciso, mude seus hábitos. Além disso, não deixe de contar com um especialista para te ajudar, ele com certeza vai te instruir da melhor forma possível.

Agora que você já sabe as causas e como tratar o ressecamento vaginal, conheça nosso artigo: Lubrificantes íntimos: tire todas as suas dúvidas.

Vibradores Mais Vendidos

Posts recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo