fbpx
Saúde

5 dicas para cuidar da sua higiene íntima

Cuidar da higiene íntima é mais importante do que se pode imaginar. Aliás, não só as mulheres, como também os homens devem manter esse cuidado, assim todo mundo se beneficia e evita possíveis malefícios a saúde. 

Mas não basta apenas higienizar a região, não é mesmo? É importante saber fazer da forma certa e sem excessos também. 

Por isso, separei dicas valiosíssimas para mudar o seu autocuidado íntimo, afinal a sua genital merece todo esse cuidado. Então vem comigo conferir! 

1. Tenha um sabonete apenas para a região íntima

Na correria do dia a dia, é normal que muitas pessoas usem os sabonetes comuns para a higiene íntima na região pélvica, porém isso deve ser evitado. 

Além do risco de levar bactérias presentes no corpo para o genital, os sabonetes comuns são alcalinos. Nesse caso, desequilibram o pH e prejudicam a proteção natural da região. 

Por isso, é importante ter um sabonete para o cuidado íntimo e outro para o corpo. E boa notícia é que existem diversos sabonetes íntimos ideais para o uso diário. Inclusive, tenho algumas sugestões:

Natural Sex líquido / barra: com o óleo de melaleuca, barbatimão e arnica, o natural sex é um produto que traz inúmeros benefícios para a sua saúde e cuidado íntimo. Além de ser um sabonete unissex!

Biosex líquido / barra: com 95% dos componentes naturais, o sabonete biosex promove uma assepsia natural, purifica, hidrata e elimina odores. Sem contar a sua deliciosa fragrância de coco. 

Elle – sabonete masculino: para o autocuidado masculino esse produto é o aliado ideal para proporcionar uma agradável sensação de limpeza, segurança e bem-estar durante todo o dia.

Sabonete íntimo líquido: um produto refrescante e ideal para o cuidado íntimo diário. Disponível com o aroma de Erva Doce ou Aloe Vera

2. Evite usar duchas vaginais

Embora podem ser recomendadas pelo médico em casos de infecções, as duchas vaginais devem ser evitadas nos demais casos, principalmente quando se trata de higiene íntima. Pois podem alterar o pH e a flora vaginal, trazendo assim a liberdade para possíveis infecções. 

3. Lave as mãos antes e após a ida ao banheiro

Parece exagero, mas não é. Lavar as mãos antes e após a ida ao banheiro, é uma atitude sábia que pode evitar diversos problemas. Principalmente para os homens que colocam a mão diretamente no pênis, mas no caso das mulheres também é importante higienizar as mãos.

Tudo isso, porque antes de ir ao banheiro e até chegar lá, tocamos em diversas coisas que podem estar contaminadas com fungos, bactérias e outros germes. 

Mas por quê lavar após o uso se já lavei antes? Se essa pergunta passou pela sua cabeça, a resposta é bem simples, essa atitude evita a transmissão de bactérias do genital para terceiros. 

4. Utilize roupas íntimas de algodão 

Tanto as mulheres, como os homens devem se atentar a sua roupa íntima. Afinal, ela pode causar malefícios a saúde do genital. 

Calcinhas e cuecas de algodão, são as mais indicadas, pois permitem que a região possa respirar. Enquanto outros tecidos tendem a abafar a região e deixar ela do jeitinho que as bactérias gostam, para se desenvolver. 

5. Higienize após a relação sexual

É importante que todos os envolvidos façam a higienização do genitial após o sexo. No caso das mulheres, fazer xixi também ajuda na limpeza do canal vaginal, porém não elimina a indicação da higienização externa.

Que por ser feita com o sabonete íntimo ou se estiver fora de casa, pode usar até mesmo um lenço umedecido. 

Lembrando que a higienização não previne a transmissão das ISTs (doenças sexualmente transmissíveis), portanto o uso do preservativo continua sendo essencial. 

6. Hidrate a região pélvica 

A hidratação da região pélvica é muito importante e também faz parte do cuidado e da higiene íntima, mas vale lembrar que o cosmético deve ser ideal para a região e de preferência sem cheiro e sem cor. Assim é possível evitar a descamação da vulva, em casos de quem sofre com muito ressecamento.

Além disso, a hidratação, principalmente após a depilação, ajuda a não escurecer a região.

Como usar o sabonete íntimo? 

Não existe nenhum mistério para realizar a higiene íntima, mas é importante saber que tudo em excesso não legal. 

Além disso, vale lembrar que embora seja uma coisa simples, não tenha receio ou vergonha de explorar o seu genital. Dessa forma, você garante que não está esquecendo de higienizar nenhum cantinho desse órgão tão maravilhoso. Veja algumas dicas:

Na pepeca 

Para higienizar a pepeca e manter sua higiene íntima em dia, não é necessário limpar a região interna da vagina. O canal vaginal se auto limpa sozinho, não é atoa que as duchas higiênicas não são tão recomendadas assim. 

Então passe o sabonete íntimo apenas na vulva (parte externa da vagina), combinado? Apenas um pouquinho do produto já é suficiente para a higienização, mas não se esqueça de limpar as “preguinhas” da pele que alguns tipos de vagina possuem.

Por fim, é importante secar bem, afinal a umidade não combina com uma pepeca saudável, não é mesmo?

No pênis 

A higienização do pênis também não é nada de outro mundo, mas é importante que ela seja bem feita para evitar a proliferação de fundos e bactérias. 

O segredo da higienização está em puxar a pele do prepúcio (aquela que tapa a cabeça do pênis) e contar com o sabonete líquido para remover a sujeira e, principalmente o esmegma.

O esmegma é um secreção esbranquiçada produzida pela glande do pênis, ela possui mau cheiro e ainda pode se transformar em infecções se não for limpa corretamente. 

Ah…também é essencial secar bem o órgão, os fungos e bactérias amam um lugar úmido, por isso o cuidado deve ser redobrado. 

Concluímos que a higiene íntima…

É muito importante para manter saudável o nosso genital. Parece até exagero, mas a falta de limpeza ou até mesmo de atenção com os cuidados íntimos, pode trazer muito desconforto para a pessoa e até mesmo para o seu companheiro(a). 

Agora que você já está por dentro do assunto, que tal passar na Vibra Comigo e conhecer os produtos mais indicados para a higiene íntima? É só clicar aqui e você cai direto na página!

Vibradores Mais Vendidos

Posts recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo