O ressecamento vaginal embora seja um problema recorrente da mulher após a menopausa, pode acontecer em diversas idades por inúmeros fatores. Sua causa é a queda do hormônio estrogênio, que pode acontecer devido a questões físicas ou até mesmo psicológicas.
É claro que ninguém espera se deparar com a falta de lubrificação em nenhuma idade, né? Afinal ela incomoda durante o dia a dia e, principalmente, durante o sexo, na qual só queremos prazer, diversão e satisfação sexual.
Mas não se preocupe, se esse é um problema que você vem enfrentando, a partir de agora vamos enfrentar juntas. Então vem comigo conferir as causas e descubra o que fazer com o ressecamento vaginal!
Além de uma queda no estrogênio, a secura vaginal e a atrofia podem ser causadas por certas condições médicas, procedimentos e mudanças no estilo de vida.
- A gravidez, o parto e a amamentação afetam significativamente os níveis hormonais e, por sua vez, a umidade e o corrimento vaginal.
- Medicamentos como anti-histamínicos e diuréticos alteram os níveis de umidade do corpo. Isso também é verdade para algumas formas de controle de natalidade (por exemplo, medroxiprogesterona) e medicamentos usados para tratar a endometriose (por exemplo, acetato de leuprorrelina, danazol e nafarelina).
- Uma ooforectomia, ou remoção cirúrgica dos ovários, pode criar secura vaginal, uma vez que os ovários são responsáveis pela produção de estrogênio.
- A quimioterapia e a radiação são capazes de danificar os ovários e interferir na atividade hormonal.
- Distúrbios autoimunes (por exemplo, síndrome de Sjögren) produzem secura em diferentes regiões do corpo, incluindo a vagina.
- Fumar cigarros diminui o fluxo sanguíneo para os tecidos e também tem sido associado à atrofia vaginal.
Se você estiver sentindo secura vaginal, dor durante o sexo ou corrimento incomum, consulte seu médico primeiro para um exame físico e ginecológico completo. Eles determinarão a causa raiz e revisarão várias opções de tratamento. Seu médico provavelmente recomendará um hidratante vaginal de venda livre se os sintomas forem leves. No caso de a atrofia vaginal ser o problema subjacente, é preferível uma combinação de hidratantes vaginais e estrogênio tópico com prescrição médica. Certifique-se de discutir as potenciais vantagens e desvantagens dessa abordagem.
Uma grande variedade de produtos para secura vaginal está disponível, incluindo hidratantes vaginais naturais ou óleos que podem ser aplicados interna e externamente. Os óleos transportadores (feitos com extratos de oliva, coco, semente de uva, girassol e amêndoa) têm pouca ou nenhuma fragrância e não causam irritação. Mesmo que a secura vaginal não tenha ocorrido, considere usar esses produtos para melhorar o ato sexual!