fbpx
Curiosidades sobre sexoPrazer feminino

Sexo na gravidez é seguro? O que o bebê sente?

O sexo na gravidez é totalmente seguro e benéfico para toda e qualquer gravidez saudável até o final da gestação. Se você não tem a placenta baixa, nenhum sangramento e o seu obstetra não proibiu o sexo, não há nenhuma restrição para o casal pausar as relações sexuais.

Além disso, o sexo não traz nenhum malefício para o bebê, ele está bem protegido no útero. Então não se preocupe, ele não vai sentir e nem saber o que está se passando, exceto a sensação de bem-estar que a liberação de endorfina provoca, que é passada da mãe para o bebê.

Vamos entrar em mais detalhes no decorrer do post. Então vem comigo e aproveite para garantir momentos incríveis e prazerosos durante a sua gestação, afinal, você merece uma gestação recheada de orgasmos, concorda?

O sexo na gravidez pode trazer complicações?

Se a sua gestação não possui indícios de placenta baixa, infecções graves, risco de aborto espontâneo, rompimento do saco gestacional, sangramentos, hipertensão ou parto prematuro, você pode sim manter a vida sexual ativa durante a gravidez.

Caso a sua gestação esteja passando por alguma dessas complicações, o sexo pode se tornar um risco para a sua saúde e a do bebê. Por esse motivo, é indispensável que você passe pela avaliação e liberação do seu obstetra antes mesmo de se aventurar ao sexo nesse período.

O que muda no sexo durante a gestação?

No início da gestação, o útero ainda está pouco dilatado, então as gestantes não sentem nenhum desconforto nesse período. No entanto, nesse primeiro semestre, é muito comum os enjoos e também uma queda da libido.

Por isso, muitas mulheres nem sequer pensam em sexo nesse momento. Após essa fase, é normal que a libido aumente novamente e consequentemente o seu desejo também, então é só aproveitar.

Outra coisa que pode influenciar nesse período também, são os papais. Em alguns casos e até por falta de informação, eles ficam com medo de machucar o bebê, por isso acabam nem se interessando pelo sexo. Mas, nada que uma boa e esclarecedora conversa não resolva, não é mesmo?

Benefícios do sexo na gestação

  • Aumenta a autoestima;
  • Controla a ansiedade;
  • Fortalece a imunidade e a musculatura da vagina;
  • Deixa as mamães bem humoradas;
  • Aumenta a produção de anticorpos;
  • Libera endorfina (sensação de bem-estar para a mãe e o bebê)
  • Orgasmos mais intensos (que ajudam a induzir as contrações uterinas no final da gestação).

10 Posições para um sexo seguro na gravidez

1. De conchinha 

Essa posição é confortável para a grávida durante toda a gestação, já que a barriga fica em posição de descanso e sem nenhum risco de forçar a coluna. Nela o casal se encaixa de lado e se a mulher preferir, pode usar um travesseiro pequeno para deixar a barriga apoiada.

2. Em pé

Nesse caso a mulher deve se apoiar na parede e o homem deve sustentar o seu peso segurando pela parte posterior de suas costas. Essa posição é mais indicada nos primeiros meses de gestação, enquanto a barriga ainda está pequena, para que não venha prejudicar a coluna da gestante.

3. De quatro

A posição de quatro é mais recomendada para os primeiros meses, já que a barriga fica solta, enquanto o homem controla os movimentos. A partir do sexto mês, a barriga fica muito pesada e deixa a coluna vulnerável, então é bom evitar nesse período.

4. Sentada

Essa posição é perfeita para as mamães que estão com a barriga dolorida por conta do aumento do útero, que normalmente acontece após o oitavo mês. Nela a mulher senta de frente e em cima do parceiro e controla os movimentos, deixando a barriga livre e confortável.

5. Pelve levantada 

Nessa posição a mulher deve acomodar sua coluna com um ou mais travesseiros, dessa forma a pelve fica levantada, deixando a barriga livre e facilitando o orgasmo. Enquanto isso, o  homem fica de joelhos e controla a penetração. Essa posição passa a incomodar no final da gestação. 

6. Armadilha da serpente

A armadilha da serpente tem origem do kama sutra. Nela a mulher fica sentada de frente e sobre o homem, então ambos seguram os pés um do outro.

Essa posição permite que o casal possa se balançar em um movimento de vai e vem, sem pressionar a barriga. Que inclusive, evita a pressão no diafragma que em determinadas posições, dificulta a respiração da mulher, por conta do tamanho do útero. Ela é indicada durante toda a gestação.

7. Cruz

Essa opção também é bastante confortável para a gestante durante toda a gestação, nela sua coluna fica alinhada e a barriga em descanso. Nessa posição a mulher se deixa com as pernas flexionadas sobre o parceiro, que se encaixa nela de lado.

8. Papai e mamãe adaptado

No tradicional papai e mamãe o homem se deita totalmente sobre a parceira, mas na gestação é importante que se evite pressionar a barriga da mulher. Por isso, o homem deve se deitar de forma adaptada e sem causar pressão no útero. Ela é indicada a partir do segundo semestre de gestação.

9. Sentada de costas

Essa posição deixa a barriga livre e permite que a gestante tenha controle sobre os movimentos. Basta sentar sobre o homem de costas e aproveitar o momento de modo bem confortável. Ela é indicada até os últimos meses de gestação.

10. De joelhos

A posição de joelhos é indicada até o terceiro mês, já que a barriga ainda está pequena. Nela o parceiro fica de joelhos e a mulher apoia um de seus joelhos no chão e com a outra perna pode se entrelaçar e se apoiar sobre a cintura do homem.

Podemos concluir que…

Normalmente o sexo já deixa tudo mais leve, não é verdade? E durante a gestação não poderia ser diferente. Afinal, ele beneficia a todos os envolvidos, trazendo proximidade ao casal, bem-estar para a mãe e o bebê, e evita toda ansiedade do parto.

Mas se lembre de tomar todo cuidado possível nesse período, principalmente, buscando a avaliação do seu médico.

Agora que você já sabe que o sexo na gravidez é seguro, nos conte a sua experiência aqui nos comentários e fique a vontade para trazer sugestões também, vamos adorar essa troca!

Vibradores Mais Vendidos

Posts recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo