fbpx
Curiosidades sobre sexo

Masturbação faz mal a saúde? Descubra agora mesmo!

É muito comum a dúvida se a masturbação faz mal para a saúde, afinal existem diversas especulações por aí, não é mesmo?

Mas, se você nos acompanha há algum tempo, com certeza já se deparou com o nosso incentivo para praticar o autoconhecimento. E a boa notícia é que a masturbação faz parte desse momento de descobertas.

Inclusive, é através dela que entendemos as linguagens do nosso corpo, os estímulos que são mais prazerosos e também o jeito mais eficaz de chegar ao orgasmo.

Porém, é importante lembrar que o excesso da prática pode ser prejudicial e trazer alguns riscos. Por isso, nos aprofundamos no assunto e trouxemos informações importantes para quem deseja iniciar ou para quem já se masturba. Vem conferir!

Até que ponto a masturbação faz bem? 

Assim como já citamos, a masturbação está totalmente ligada ao autoconhecimento, tanto dos homens, quanto das mulheres. 

Então é claro que está liberado se tocar e com certeza vai fazer toda diferença no seu desempenho e prazer sexual. Afinal, só quem conhece o seu próprio corpo, sabe como chegar ao tão sonhado orgasmo, concorda? 

Além disso, também ajuda guiar seu parceiro(a) para te levar aos estímulos que você merece. Até esse ponto, está tudo sob controle, então não há motivos para se preocupar!

Quantas vezes por semana posso me masturbar?

Não há nenhuma orientação médica que indique quantas vezes por semana a prática pode ser realizada, ainda bem né? Mas, independente disso, é sempre importante estar atento para que não haja excessos, nada que atrapalhe o nosso cotidiano é considerado saudável.

Portanto, se a masturbação acontece diversas vezes ao dia, é importante diminuir a frequência para não sofrer com os possíveis riscos dessa prática. 

Como saber se a masturbação está fazendo mal?

O primeiro passo é observar os motivos pelos quais você sente desejo de se masturbar. Se você precisa interromper algum compromisso, trabalho ou atividade para se tocar, é importante ficar alerta para que a situação não se agrave e traga ainda mais malefícios a sua saúde.

Tudo bem sentir vontade de se masturbar em momentos não propícios, mas se acontecer com frequência, suas atividades pessoais serão prejudicadas.

Quais riscos a masturbação em excesso pode trazer?

Quer descobrir se a masturbação faz mal para a sua saúde? Confira os 5 riscos que o excesso da prática pode causar:

1. Exaustão sexual

Não sei se você sabe, mas se masturbar demais afeta as funções do sistema nervoso e do fígado, por isso infelizmente pode acarretar em exaustão sexual, inclusive em pessoas jovens. 

2. Diminui a sensação de prazer 

Estudos realizados pela Universidade de Paisley, na Escócia mostram que o orgasmo através da masturbação é 400% menor do que o orgasmo durante a relação sexual. 

Portanto, quanto mais você se masturba, mais seu cérebro espera por uma satisfação de prazer que nunca chega e acaba se acostumando com esse orgasmo inferior.

3. Queda de cabelo

Pois é, parece meio estranho, mas é real. O excesso de estímulos produz grande quantidade de hormônios como a acetilcolina, dopamina e serotonina, responsáveis por diversas mudanças químicas do corpo. Dentre os efeitos colaterais estão:

  • Fadiga;
  • Queda de cabelo;
  • Perda de memória;
  • Visão embaçada; e 
  • Dor nos testículos.

4. Vazamento do esperma

A falta de moderação dos estímulos, pode levar ao vazamento de esperma, que por conta do excesso enfraqueceu o nervo que possui a função de fechar a válvula da ejaculação. Esse vazamento ocorre durante o dia, mesmo sem ereção.

5. Diminui a sensibilidade 

Como se não bastasse, a masturbação em excesso também diminui a sensibilidade dos nervos do pênis ou do clitóris, que ocorre devido à força das mãos sobre o genital.

Além disso os movimentos repetitivos também fazem o cérebro se acostumar com os estímulos. Por isso, é importante alternar entre as formas de estimular, buscando novas alternativas, assim evitamos esse pesadelo.

Não se desespere, a masturbação também têm seus benefícios

Nada de desespero, a masturbação faz mal a saúde somente em excesso. Se não há excessos, se prepare para vibrar com os benefícios dessa prática espetacular. Confira:

Nas mulheres

  • Reduz cólicas menstruais e outros sintomas ginecológicos;
  • Previne endometriose.

Nos homens

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Diminui as chances de câncer de próstata.

Em todo mundo

  • Melhora a qualidade do sono;
  • Reduz o estresse;
  • Melhora o humor;
  • Aumenta a produção de anticorpos;
  • Melhora a relação com o(a) parceiro(a);
  • Aumenta o mix de sensações de prazer;
  • Trabalha o autoconhecimento.

Existem sextoys ideais para a masturbação

As nossas mãozinhas trabalham muito bem quando se trata de masturbação, não é mesmo? Mas você já imaginou viver intensos momentos de prazer e autoconhecimento com pouquíssimo esforço? Dá uma olhada nessas opções:

Masturbador Egg

O Egg ou ovo masturbador, é um ótimo aliado quando se trata de prazer. Ele realmente se parece com um ovo, porém o seu interior é oco e cheio de cerdas massageadoras para te trazer sensações indescritíveis. 

Basta inserir o pênis no interior do egg e brincar com os movimentos ou virar ele do avesso para estimular o clitóris! 

Estimulador de clitóris

Para as mulheres temos os Estimuladores de Clitóris que são muito precisos e perfeitos para estimular o botãozinho da felicidade. E o melhor de tudo é que eles garantem orgasmos em pouquíssimos minutos.

Masturbador lanterna

Para os homens, temos as gloriosas Lanternas Masturbadoras, essa belezinha possui um ou dois orifícios com diferentes formatos, como a boca, vagina ou o ânus. Basta introduzir o pênis no orifício e fazer o movimento de penetração na intensidade que preferir. 

E para tornar a masturbação ainda mais gostosa e satisfatória, nunca se esqueça do nosso querido amigo lubrificante. O atrito do genital com o brinquedo sem a lubrificação, pode ser mais incomodo do que prazeroso, por isso não se esqueça de adquirir esse componente insubstituível.

Concluímos que…

A masturbação é um ato de autoconhecimento e autocuidado com o seu corpo, mas não se esqueça que tudo em excesso pode fazer mal. Então se divirta de maneira consciente e sem exageros, assim você colherá apenas os benefícios dessa prática incrível!

Agora que você já descobriu se a masturbação faz mal a saúde, que tal passar na Vibra Comigo e garantir bons aliados para as suas noites de prazer? Te espero lá, em! 

Vibradores Mais Vendidos

Posts recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo