fbpx
Saúde

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Como o preconceito contra soropositivos e gays dificulta a luta contra a doença

A cada ano, no dia primeiro de dezembro, lembramos do desafio diário que é  lutar contra essa doença. O Dia Mundial da Luta Contra a AIDS tem o intuito de conscientizar a população, falar sobre meios de prevenção, diagnósticos e tratamento.

Longe de ser uma doença unicamente gay, o que se acreditava até pouco tempo atrás,  a AIDS atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Todos os anos, estima-se que 2,5 milhões de pessoas contraiam HIV no globo, segundo estudo realizado por The Lancet HIV.

Infelizmente, a AIDS faz parte do cotidiano brasileiro. Aqui no Brasil, por exemplo, aproximadamente 800 mil pessoas foram diagnosticadas soropositivo e 11 mil morrem anualmente por alguma complicação causada por ela.

O preconceito ainda é um dos grandes vilões responsáveis por esse aumento. Por conta desses estigmas de ser um doença de gays ou de pessoas promíscuas, muitas pessoas continuam não recorrendo aos exames de diagnósticos nem ao tratamento.

Menos preconceito, mais amor

Nos filmes das décadas de 1980 e 1990 é comum ver pessoas AIDS passando mal, vomitando, tendo sangramento e passando mal por diversos motivos. Mas com a evolução da medicina e tratamentos, a vida de um portador do vírus HIV.

Mas nada melhor do que uma pessoa que vive na pele isso para compartilhar o seu dia, não é mesmo? Por isso, você precisa assistir à fala do Gabriel Estrela no vídeo abaixo.

Gabriel é uma das vozes mais ressoantes quando o assunto é HIV. Em palestra, no TEDx Volta Redonda,  ele propõe uma abordagem diferente de tudo que você já viu.

Sobretudo, esse talk é sobre humanidade, sobre a necessidade de o medo abrir espaço para o carinho, e principalmente, sobre respeito as diferenças!

E ai, o que achou da fala do Gabriel? Nos ajude a compartilhar esse vídeo e tirar as pessoas da ignorância.

Vibradores Mais Vendidos

Posts recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo