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Saiba como criar uma persona para seu sexshop!

Saber como criar uma persona é extremamente importância para qualquer negócio. Essa criação ou definição ajuda a traçar as estratégias de marketing digital.

Ao longo do texto, vou explicar porque ela é tão importante para as suas vendas e também apresentar o passo a passo para criar uma boa persona para sexshop.

Mas, a princípio você deve estar se questionando: “por que eu precisaria de uma persona se eu já tenho meus clientes?”

Bom, o grande benefício de criar uma persona (também conhecida como buyer persona) é que através dos dados coletados para criá-la, você a conheça melhor as necessidades do seu público e com isso você encontrará meios cada vez mais eficientes para ajudá-la.

Então, vamos lá? Continue a leitura para saber como criar a sua persona!

O que é uma persona e por que meu negócio precisa de uma?

Persona ou buyer persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal da sua marca.

Mesmo sendo uma representação fictícia, a sua definição conta com dados reais de comportamento e, principalmente, de suas características demográficas.

É como se, de fato, você fosse criar um personagem. Sendo assim ele precisa ter nome, idade, emprego, metas, motivações, desafios, preocupações e histórias pessoais.

Similarmente a uma pessoa mesmo, a diferença é que ele precisa ser criado através dos dados de um público que a sua empresa deseja se relacionar.

Para isso, você vai precisar se empenhar muito para obter todas essas respostas, e, principalmente, deixar os achismos de lado.

Além disso, toda essa proximidade é necessária para buscar solucionar o problema do seu cliente, e sabendo suas “dores” você saberá o “remédio” que ele precisa.

Para facilitar, vamos supor que você tem uma cliente de 40 anos, solteira e que mora sozinha. Qual produto do seu Sexshop seria ideal para ela, uma vela de massagem ou um vibrador?

Em um primeiro momento, o vibrador, certo? Ela até acharia a vela interessante, mas não teria com quem usar. Entendeu a importância de conhecer bem os seus clientes?

Como resultado, esse método te faz ir direto ao ponto e, sobretudo te poupa tempo também. Afinal, o que a gente quer é eficiência, não é mesmo?

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Grande parte das pessoas pensam que persona e público-alvo são um sinônimo, mas não é bem assim.

Enquanto a persona coleta dados mais realísticos e pessoais, o público-alvo foca em uma fatia da sociedade, que são definidos da seguinte forma:

  • Idade média do grupo de pessoas;
  • Sexo;
  • Formação educacional;
  • Poder aquisitivo;
  • Média salarial;
  • Classe Social;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo.

Outro exemplo de público-alvo seria: mulheres de classe média, entre 28 a 35 anos, casadas, com formação superior, trabalham com marketing, com uma média salarial de R$ 2.000 a R$ 4.000 e buscam se aprofundar em bons cursos.

Enquanto uma persona teria as seguintes características: Júlia, 29 anos, casada, graduada em publicidade, trabalha criando campanhas publicitárias, ganha R$ 2.500 por mês, gosta de séries da Netflix e sonha fazer um intercambio.

Embora soe parecido, uma persona tem muito mais características, é como se você já a conhecesse muito bem.

Além do mais, não é uma regra ter apenas uma persona, mas é arriscado ter mais de uma. Visto que você pode se embaralhar e perder o controle ou até mesmo confundir os dados.

Por que é tão importante criar uma persona?

O que é pompoarismo e como fazer?

Criar uma persona é ideal para qualquer estratégia de marketing digital, principalmente para estratégias de um sexshop. Com ela você cria e direciona o produto ideal para o público certo.

Caso contrário, a probabilidade de oferecer um produto que não traga solução para o cliente é muito grande, assim você perde tempo e dinheiro. Seria como oferecer carne para um vegetariano.

Ao contrário do que muitos pensam, essa estratégia é valida não só para as grandes corporações. Ela é altamente benéfica para qualquer empreendedor, seja ele pequeno, médio ou grande.

Veja a seguir as vantagens de criar uma buyer persona:

  • Determinar o conteúdo certo que a sua empresa deve criar;
  • Definir o estilo, o tom de voz e os tópicos que os seus conteúdos devem ter;
  • Ajudar nas estratégias de marketing;
  • Entender como os consumidores buscam tais informações e como querem consumi-la;
  • Saber propor a oferta ideal para o visitante;
  • Saber qual produto deve ser sugerido ao cliente na hora da compra;
  • Escolher os melhores canais de comunicação;
  • Decidir qual o melhor layout do seu e-commerce.

Como criar uma persona para sexshop?

Entenda o perfil comportamental da sua persona

Depois de entender a importância de criar uma persona, é hora de levantar algumas informações iniciais para a criação do personagem.

É interessante se orientar pelo perfil do seu cliente típico, nesse caso é ideal que a maioria responda as seguintes questões:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas)
  • Quando se fala do seu setor de vendas, quais assuntos o interessa mais?
  • Quais atividades ele realiza no dia a dia (tanto pessoal, como profissionalmente);
  • Qual seu nível de escolaridade?
  • Quais seus desafios e obstáculos?
  • Quem influencia suas decisões?

De forma resumida, você precisa estar atento as dificuldades que a pessoa tem no dia a dia e como os seus produtos podem ajudá-la a superar esses desafios.

Nesse caso, quanto mais informação sobre ela, melhor vai ser para direcionar seus produtos.

Converse com seus clientes para criar uma persona

Se você já trabalha com vendas e tem os seus clientes, use eles para fazer as entrevistas. Caso não tenha, convide algumas pessoas das suas redes sociais ou mande o questionário para elas por e-mail.

O primeiro passo é escolher as pessoas. Para isso você pode optar pelos seus clientes mais ativos (que compram mais frequentemente seus produtos) ou as pessoas mais ativas das suas redes sociais, que gostam de interagir.

O segundo passo é montar o roteiro de perguntas. Vale ressaltar que elas devem ser básicas e não muito extensas para não cansar o entrevistado. É bom deixar a pessoa sempre a vontade com as perguntas e dar espaço para comentar sobre outros assuntos também.

Por fim, seja cuidadoso na abordagem. Antes de mandar um questionário para alguém, é importante se apresentar e falar um pouco sobre o seu objetivo com a pesquisa, seja ela pessoalmente ou a distância.

Se possível, é interessante oferecer algum benefício em forma de agradecimento, não que seja necessário, mas é um incentivo a mais para o entrevistado.

Depois de respondidas, basta juntar as informações e criar a sua persona.

Agora que você já sabe como criar uma persona e a sua importância, conheça nosso curso Jornada do Sucesso no Mercado Erótico e saiba como se relacionar com ela e aumentar as vendas da sua loja!

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